Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

terça-feira, janeiro 11, 2011

Duzentos e oitenta e dois

Tudo são referências, sabemos.

Duzentos e oitenta e dois parece ser um número baixo quando comparamos com o número cem, mas quando relacionamos esse número com um limite de duzentos a coisa fica bem diferente e perigoso.

Esse número é o resultado de um exame de colesterol no sangue e o pior não um sangue qualquer e sim o meu.


Imagine a minha expressão de surpresa, o meu desespero, pois nunca tive problema algum de saúde, nem gripe eu tenho há quinze anos.

Qualquer um está sujeito a ter um nível de colesterol alto, independente de raça, sexo, idade.





As gorduras no sangue são compostas de colesterol HDL (bom colesterol) e LDL (mau colesterol) e os triglicérides.






Este maldito colesterol é insolúvel em água e é um álcool policíclico de cadeia longa considerado um esteróide, então para combater esse mal será necessário quebrar essa cadeia?


Não sei, somente sei por que li agora é que um dos riscos de doença que essa cadeia provoca é cardiovascular e uma outra doença é a arteriosclerose.

Deverei evitar a carne vermelha, manteiga, nozes, amêndoas, frios, derivados do leite e o pior de tudo isso a batatinha frita que eu amo.

Deverei utilizar óleo de canola, margarina, leite desnatado que eu odeio, pão integral entre outras coisas que ainda nem sei.

Doutor socorra-me!!

Um comentário:

Roberta Nina disse...

Poxa Gata, não fique assustada demais. Às vezes, é só uma fase, onde o colesterol aumenta mais, entende?
É bom adotar alguns hábitos mais saudáveis, sim, e evitar a ingestão de alimentos gordurosos. Mas evitar não é mesmo que cortar pra sempre. Tem que pegar leve.
Todo mundo tem que se controlar, né?
Força aí que vai ficar td bem :=)