Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, outubro 24, 2012

Mais duas telas de Monet “A Estação Saint Lazare” e "As Tuileriesé simplesmente maravilhoso e a locomotiva no centro parece que vai rasgar o quadro.


Claude Monet com “As Tuileries” os jardins construídos pela rainha Catarina de Medicis. Eu fiquei apaixonada com o quadro caracteristicamente impressionista

A Estação de Luxemburgo em Bruxelas

As próximas telas que eu apreciei na exposição Os Impressionistas no BB são chamadas de Cidades Modernas.
“A  Estação de Luxemburgo em Bruxelas” de Henri Ottiman tela de 1903.
Ainda não conhecia esse pintor e como observação vale a pena ressaltar que ele não tem uma biografia na internet, nem mesmo no Wikipédia!
Nnesta tela notamos fortemente a influência de Renoir e Monet. O que me chamou atenção foram os trilhos dos trens, perfeitos.
Para quem, obviamente, teve a oportunidade de visualizar uma estação de trem é impressionante a veracidade da obra.
Parece que esta estação de trem existe até hoje e o pintor deve ter se posicionado nos próprios trilhos para conseguir essa perspectiva.

domingo, outubro 21, 2012

Dançarinas subindo uma escada

Adorei a próxima obra que descreverei  de Edgard Degas.
Pintor nascido na França muito amigo de Manet, mas que na verdade dizem não era realmente um pintor impressionista, pois não utilizava o leque de cores proposta por Renoir e Monet que até o desprezavam. Ele foi considerado uma alavanca para o Modernismo e ficou conhecido por pintar bailarinas, cavalos e famílias.
A maioria de suas obras estão no Museu D'Orsay e como ele gostava muito da vida noturna e frequentava muito as óperas, isso acaba dando o tom de suas telas, sua maneira de pintar fora do lugar comum, que ele desprezava.
Algumas de suas obras O Absinto, A Bailarina.
Essa tela de 1876 “Dançarinas subindo uma escada” é, em minha opinião, divina e fiquei encantada com os tons e os trajes rosa das meninas, perfeito, gasoso, lindo.
Segundo alguns críticos sua melhor obra pintada na Itália é Retrato da Familia Belelli que ele demorou mais de dois meses somente com esboços.

A Garçonete com Cervejas

Finalmente Edouard Manet de 1879 e essa tela retrata a cena de um típico café parisiense.

O que me chamou a atenção foi o papel de parede e a cartola do senhor em contraste com um simples trabalhador.

Essas sutilezas do pintor nos mostra uma Paris moderna, onde burgueses se misturam com trabalhadores com o objetivo de se divertirem.
Tanto o trabalhador como o burguês estão sentados em uma mesa para apreciar o espetáculo de alguma cantora cuja sua silhueta pode ser notada no canto esquerdo do quadro.


Nesta obra Manet destaca tipicamente suas pinceladas rápidas e largas e ao contrário de outros impressionistas ele não gosta de tons fortes e sim utiliza um contraste de sombras e luzes.

Pintor nascido em Paris cuja família ilustre e burguesa, mas era um aluno pouco aplicado e seus pais viram que ele não tinha vocação para a jurisprudência e colocam na marinha e agora a parte mais interessante ele como marinheiro vem para o Brasil!! Foi aqui que ele pegou gosto pelas mulheres, cores, exotismo. Gostou tanto delas que sofreu muito e teve a perna amputada devido a uma gangrena morrendo de sífilis.

Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no Campo era o retrato de uma prostituta, Olímpia, A sacada, A execução de Maximiliano, A Música nas Tulherias, O Balcão, Almoço no Ateliê

É dele também a obra o Tocador de Pífaro um dos destaques do Museu D'Orsay e que pudemos apreciar nessa exposição.


Nessa tela o espaço sem profundidade e sem fundo apenas destaca o rapaz que é um soldado coisa que na época ninguem retratava essa classe social.